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Seu Branding te representa?

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Você já ouviu falar em Branding ou Brand management? Brand (marca) refere-se aos atributos descritivos verbais e símbolos, como logo, slogan e identidade visual que representam uma empresa ou produto. Branding em português significa gestão/gerenciamento de marcas. O Branding é uma das principais ferramentas da Comunicação, é ele que busca expressar e representar a essência da empresa/produto. Sua função é a de construir e administrar uma marca no mercado.

O Branding deve ser planejado desde o início do negócio. O primeiro passo para se criar uma marca forte é identificar o público-alvo, verificar a quem esta marca irá atender e pesquisar o que o mercado já está oferecendo a este público. O segundo seria criar o posicionamento da marca no mercado, ou seja, que identidade, valores, sensações e emoções ela deve transmitir a este público. Neste ponto buscamos criar os diferenciais da marca e como ela quer ser vista no mercado.

Após a fase de criação, o próximo passo é transmitir o conceito da marca, isto é, como essas informações serão passadas aos profissionais de propaganda, designers, treinamentos, confeccionadores de uniformes, vitrinistas, etc. Neste caso, pode-se criar um guia da marca. O passo seguinte é analisar e mensurar o retorno do que foi executado, checar a satisfação no pós- venda, por exemplo.

Vale lembrar que a construção e o fortalecimento da marca deve não só ser feito através de ações de marketing, mas também deve-se ter o cuidado de estender este valor ao ambiente interno da empresa. O ambiente interno condiz com a essência da marca? O nível profissional, vestimenta, hábitos e cultura organizacional estão de acordo com a identidade da marca? Não adianta, por exemplo, ter um logotipo e um cartão de visitas maravilhosos, feito pelo melhor designer, estar vestindo sempre seu melhor terno nas reuniões com os clientes, se sua secretária é mal educada, seu escritório é desorganizado e não há compromissos com horários e datas. Toda a empresa deve estar alinhada ao Branding, desde a recepcionista até o CEO.

O principal objetivo do Branding é aumentar o valor da marca no mercado e consequentemente o valor da empresa/produto. Existem casos em que o Branding é tão bem feito que consegue atingir grande valor no mercado, as vezes até mais valor do que o próprio produto. Como exemplo podemos citar a marca Coca-Cola, que já é tão forte no mercado que é o primeiro nome que vem às nossas mentes, quando pensamos em “refrigerante”.

Podemos dizer que Branding é o que faz você gastar sete reais num café de uma loja da Starbucks, que tem wi-fi, poltronas confortáveis e um ambiente aconchegante, ao invés de simplesmente pedir um expresso na padaria mais próxima. O produto pode ser o mesmo, mas o valor é outro.

Amanda Costa – Publicitária e especialista em Marketing Digital Estratégico e Branding. 

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