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Cinco técnicas para se apresentar de forma eficiente

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Muitos profissionais já estão convencido de que a primeira imagem, é a que mais conta. Se o primeiro passo for dado com segurança e de forma assertiva, quase metade do caminho já terá sido trilhado.

Falando em primeira imagem, logo se pensa na imagem visual que estamos oferecendo e pela qual, bem ou mal, querendo ou não, acaba formando boa parte da sua opinião sobre o outro. Porém, uma vez que o aperto de mão for bem dado, que a roupa usada for adequada à situação e que o sorriso no rosto tenha conquistado a confiança do interlocutor, ainda resta enfrentar o desafio da primeira conversa para se apresentar.

Sem uma boa preparação, esse exercício pode deixar o profissional decepcionado por ter feito uma apresentação incompleta, ou muito curta, ou até muito prolixa gerando constrangimento e desperdiçando oportunidades.

 

A fim de diminuir tais riscos, apresentamos a seguir 5 técnicas para preparar a sua apresentação pessoal de forma eficiente:

 

1) Dominar seu currículo.

É frequente uma pessoa estar dividida entre várias atividades profissionais ou ainda estar muito envolvida  numa associação ou projeto, ou até ter trabalhado em setores ou áreas muito distintos ao longo de sua carreira. Portanto, é recomendado que seja feita uma lista exaustiva de todas essas atividades de forma detalhada, incluindo as competências que foram desenvolvidas a través de cada uma delas, a fim de se dar a chance de lembrar e valorizar todas.

 

2) Conhecer bem seu interlocutor        

O lema é: “a cada contexto, um conteúdo”. Isso porque nem todas as experiências presentes num currículo, terão a mesma relevância para todos os públicos. É aconselhado estudar previamente e se munir de documentos pertinentes aos objetivos de uma empresa ou reunião, a fim de poder direcionar sua apresentação e valorizar a experiência ou especialidade que mais tem a ver com o contexto. Igualmente, pode ser de bom tom incluir uma referencia a um interesse o experiência que se tenha em comum com seu interlocutor. Isso fará com que ele se identifique mais com seu perfil, facilitando contatos futuros.

 

3) Preparar diversos formatos

A depender do papel do profissional e do tipo de evento, nem sempre será oferecido o mesmo  tempo de apresentação aos participantes. Portanto, é bom ter em mente dois formatos diferentes da sua apresentação. Um formato curto onde o profissional terá de focar nas experiências mais relevantes para o contexto, e outro formato mais longo no qual se poderá incluir mais detalhes de atividades anexas que podem agregar ao conteúdo principal.

 

4) Pensar no imprevisível

Ainda pode acontecer de alguém fazer uma pergunta sobre uma experiência em particular e de pedir mais detalhes. Isso representa uma oportunidade de abrir uma conversa mais abrangente e iniciar uma relação mais profunda com seu interlocutor. Portanto, é recomendado estar preparado para aportar mais informações sobre a breve apresentação inicial e sobretudo, saber como vincula-las ao propósito do encontro para iniciar uma relação de negócios.

 

5) Treinar      

Falar diante de um público pode ser impressionante, deixar estressado e fazer ocorrer ao profissional o risco de perder a estrutura do seu discurso. Para ganhar confiança e tornar o conteúdo da sua apresentação impactante, é preciso treinar em voz alta seu discurso no conforto da sua casa antes de repetir o exercício em público. Evite repetir o discurso escrito. Aconselhamos que sejam listados os pontos principais aos quais poderá se formar o discurso com mais naturalidade.

 

Se apresentar verbalmente para outro profissional durante uma entrevista, uma reunião ou um evento, não é apenas dar seu nome, cargo e empresa. Se apresentar é se dar a oportunidade de criar vínculos com seu interlocutor e deixar ou outro profissional nos enxergar como um potencial parceiro de negócios.

Clémence Pimont, profissional de gestão de pessoas, especialista em relacionamento e comunicação interpessoal e etiqueta dos negócios internacionais.  Contato: [email protected]

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